Imagem

Os filmes da semana na TV (em 1990)

A televisão aberta já foi um refúgio dos fãs de cinema. E, no fim dos anos 1980 e comecinho dos 90, a revista Programa, encartada aos domingos (e depois às sextas) no Jornal do Brasil, publicava um mapa do tesouro por edição: a seção com a programação de filmes da semana na TV.

Na semana de 29 de janeiro de 1990 foram exibidos pelo menos 44 filmes na TV aberta do Rio de Janeiro, uma média de mais de 6 por dia, divididos entre os canais 2 (TVE), 4 (Globo), 6 (Manchete), 7 (Bandeirantes) e 9 (Corcovado).

“Uma semana forte, de destaques bem variados. A Globo continua com seu festival de requentados, que traz o hilariante Comando para matar, com Arnold Schwarzenegger. Ainda na emissora, mas de madrugada, merecem atenção os clássicos O grande motim, a versão original com Charles Laughton e Clark Gable sem bigode, e O sabotador, de Alfred Hitchcock. A Manchete exibe o Festival Bangue Bangue, no qual o grande destaque é o vigoroso Audazes e malditos, do mestre John Ford. Mas o melhor é a presença de diretores europeus. Federico Fellini comparece com Os boas-vidas e Bernardo Bertolucci com Mil e novecentos, ambos na TVE. A Globo exibe Atlantic City, U.S.A., de Louis Malle. E para quem ainda aguenta, depois de tantas reprises, tem La luna, outro Bertolucci.” — Rogério Durst, 1990

E certamente teve mais coisa no 11 (SBT), mas Silvio Santos nunca foi do tipo que divulga a programação com antecedência.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s